Para entender como o pensamento computacional (PC) potencializa habilidades valiosas para o futuro, sobretudo no mercado de trabalho, é preciso entender o que é, sua aplicabilidade e habilidades trabalhadas.
O que é Pensamento Computacional?
O pensamento computacional é uma aplicação intencional dos nossos processos cognitivos, ou seja, pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas. Tais funções, que são capacidades de alto nível de nosso cérebro, incluem também a linguagem, a imaginação, a percepção e o planejamento.
Com a prática constante e intencional do PC, ocorre uma melhoria não apenas em nossas habilidades cognitivas, mas também uma mudança na maneira como abordamos e resolvemos desafios, chegando a um ponto em que ele se torna a própria estrutura de como pensamos. Proporcionando maior autonomia, uma postura mais ativa, reflexiva e crítica em nosso cotidiano.
4 PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL:
Decomposição
Dividir o desafio em problemas menores para facilitar a compreensão. Dividi-lo em partes.
Abstração
Reconhecer o que é mais importante na situação problema e deixar de lado o que não for essencial.
Reconhecimento de padrão
Identificar as repetições e similaridades dos problemas para auxiliar na resolução.
Algoritmo
Propor uma ordem ou uma sequência de passos para resolver um determinado problema.
Nossa Coordenadora de Eletivas e Professora de Pensamento Computacional, Renata Barreto, trouxe de forma lúdica a explicação do pensamento computacional. A partir do Ensino Fundamental Anos Finais, os estudantes iniciarão os estudos com o componente curricular de Pensamento Computacional, sob a tutoria da professora Renata, que também é ex estudante do Perfil.
Reflexões também presentes no livro “Pensamento Computacional na Educação” da mesma, no qual traz o PC não como um mero tópico acadêmico, mas como uma competência indispensável, que proporciona o desenvolvimento neurocognitivo do indivíduo. A obra é um convite à ação e reflexão, instigando uma reforma educacional profunda.
Desde 2023 foi sancionada a Lei n°14.533, na qual institui a Política Nacional de Educação Digital. Discorre sobre a inclusão digital, pesquisa e desenvolvimento, além de dedicar o Art. 3° a explorar o Pensamento Computacional. Saiba mais.
Art. 3º O eixo Educação Digital Escolar tem como objetivo garantir a inserção da educação digital nos ambientes escolares [...] englobando: I - pensamento computacional, que se refere à capacidade de compreender, analisar, definir, modelar, resolver, comparar e automatizar problemas e suas soluções de forma metódica e sistemática, por meio do desenvolvimento da capacidade de criar e adaptar algoritmos, com aplicação de fundamentos da computação para alavancar e aprimorar a aprendizagem e o pensamento criativo e crítico nas diversas áreas do conhecimento.
Isso demonstra o quanto o pensamento computacional agrega não só na matriz curricular dos estudantes, mas também mostra a importância de desenvolver as habilidades supracitadas no dia a dia.
O pensamento mais assertivo constrói uma ponte para a criatividade, pois incentiva abordagens diferentes, disruptivas, pois permite que a capacidade de identificar e analisar sejam trabalhadas de forma eficiente e com intencionalidade, algo muito valorizado no mercado de trabalho.
Recrutadores buscam ativamente por profissionais com habilidade de raciocínio lógico e adaptabilidade, pois o indivíduo que potencializa esta abordagem tem a capacidade de enfrentar desafios complexos de forma clara e estruturada.
A adaptabilidade é fundamental em qualquer área de trabalho, pois em um mundo altamente globalizado e tecnológico, as mudanças acontecem em fração de segundos. E ter consigo esta competência é de grande valia – mostra que nossos estudantes estão preparados para enfrentar qualquer desafio futuro com confiança.
São inúmeras as aplicabilidades que o Pensamento Computacional traz dentro de uma educação personalizada. Ao agregar este pensamento, estamos investindo nas próximas gerações, munindo-as das ferramentas necessárias para ter sucesso em qualquer caminho escolhido.