Bioperfil 2024: Uma jornada científica e ambiental em Lauro de Freitas

Os estudantes do colégio perfil utilizaram como objeto de estudo o Rio Sapato

Acontece nos dias 17 e 18 de Maio, o BioPerfil 2024 no Colégio Perfil, uma proposta totalmente interdisciplinar que visa desenvolver nos estudantes o pensamento científico, senso crítico e o respeito às questões ambientais.  As turmas do 6° ao 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais, foram divididas com o intuito de estudar cada especificidade do objeto de estudo escolhido: O Rio Sapato em Lauro de Freitas. 

Qual a importância do Rio Sapato?

Lauro de Freitas tem cerca de 6 quilômetros de litoral banhados pelo Oceano Atlântico, que desembocam em três praias: Buraquinho, Praia de Ipitanga e Praia de Vilas. Além dessa riqueza hídrica, o município ainda conta com diversos cursos d’água; Rios Joanes, Ipitanga, Rio Sapato, Picuaia e Itinga dentre outros. 

Os rios desempenham um papel indispensável na continuidade da vida terrestre, milhares de espécies da flora e fauna, inclusive a espécie humana, consomem água de rios e para tanto, é preciso que estejam em bom estado de conservação, o que dificilmente acontece nos dias atuais. 

Tendo em vista essa problemática surgiu o interesse pelo Rio Sapato, um dos mais representativo e próximo à realidade dos estudantes, pois suas águas cortam os bairros principalmente de Ipitanga e Lauro de Freitas. Ao longo dos anos o Rio foi tornando-se poluído e com grande risco de extinção da fauna e flora que compõe esse ecossistema.

Imagem do Rio Sapato em Lauro de Freitas, trecho que fica em Vilas do Atlântico

Para destrinchar melhor cada ponto deste estudo, as turmas foram dividas em subtemas

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6° ANO

As águas do rio Sapato: Explorando a fundamental importância da água para vida, este subtema foca na relação entre a qualidade da água do Rio Sapato e sua biodiversidade aquática

  • Classificaram como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais;
  • Foram em campo, em um trecho do Rio Sapato para analisar o PH, propriedades da água e etc;

  • Analisaram distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade e do mundo;

  • Identificaram o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo

7° ANO

Ecossistemas do Rio Sapato – Equilíbrio e diversidade: Este subtema direciona a atenção para os ecossistemas presente no rio, analisando a interdependência entre diferentes espécies e o ambiente.

  • Analisaram a fauna e a flora, todo o ecossistema do Rio Sapato;

  • Pesquisaram os principais fatores de um ecossistema e as particularidades do Rio Sapato;

  • Identificaram espécies de vegetais e animais presentes nos ecossistemas de beira de rio;

  • Analisaram os impactos da poluição e dos despejos, através de fossas irregulares nos ecossistemas;

  • Refletiram sobre os impactos de desenvolvimento urbano acelerado no Rio Sapato e em seus ecossistemas

8° ANO

Mudanças climáticas e seus efeitos no Rio Sapato: O subtema estuda a relação dos fenômenos climáticos globais e de que forma afetam o Rio Sapato 

  • Analisaram os efeitos das mudanças climáticas;

  • Pensaram em soluções para diminuir os efeitos das mudanças climáticas no Rio Sapato;

  • Fizeram um estudo fotográfico dos pontos do Rio Sapato; 

  • Fomentar cartilha de sensibilização sobre a poluição no rio

9° ANO

Políticas e intervenções ecológicas para o Rio Sapato: Os estudantes pensaram criticamente sobre as políticas ambientais e intervenções ecológicas que podem contribuir para a conservação do rio.

  • Os estudantes apresentaram-se como agentes de transformação, compreendendo a relação entre eles e a sociedade e a inserção dos mesmos no ecossistema que fazem parte;

  • Pensaram em soluções de políticas públicas reais de transformação para a perpetuação do Rio Sapato; 

  • Produziram documentários;
  • Aplicativos com o intuito de servirem como central de denúncias

É educação ambiental para além da sala de aula!

As ODS servem como um guia para integrar práticas sustentáveis e a conscientização ambiental no currículo educacional. Desta forma os estudantes não apenas fixam o conhecimento, mas de fato tornam-se agentes de transformação e conseguem compreender o seu papel dentro da sociedade. 

Este é o alinhamento do pensamento crítico, a capacidade de solucionar problemas e a consciência socioambiental no desenvolvimento pleno do indivíduo. 

O projeto está intrinsecamente ligado aos pilares de Sustentabilidade e Política e Cidadania do Colégio Perfil. Enquanto escola nos preocupamos com o fomento do pensamento sustentável pois  é fundamental para a garantia de um amanhã mais verde. Além da importância da formação de cidadãos críticos, autônomos e capazes de fazer a diferença em qualquer setor da sociedade. 

Painel com as ODS utilizadas no BioPerfil

BIOPERFIL 2024 - Redescobrir o Rio Sapato: Uma Jornada Científica e Ambiental

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