Os estudantes do colégio perfil utilizaram como objeto de estudo o Rio Sapato
Acontece nos dias 17 e 18 de Maio, o BioPerfil 2024 no Colégio Perfil, uma proposta totalmente interdisciplinar que visa desenvolver nos estudantes o pensamento científico, senso crítico e o respeito às questões ambientais. As turmas do 6° ao 9° Ano do Ensino Fundamental Anos Finais, foram divididas com o intuito de estudar cada especificidade do objeto de estudo escolhido: O Rio Sapato em Lauro de Freitas.
Qual a importância do Rio Sapato?
Lauro de Freitas tem cerca de 6 quilômetros de litoral banhados pelo Oceano Atlântico, que desembocam em três praias: Buraquinho, Praia de Ipitanga e Praia de Vilas. Além dessa riqueza hídrica, o município ainda conta com diversos cursos d’água; Rios Joanes, Ipitanga, Rio Sapato, Picuaia e Itinga dentre outros.
Os rios desempenham um papel indispensável na continuidade da vida terrestre, milhares de espécies da flora e fauna, inclusive a espécie humana, consomem água de rios e para tanto, é preciso que estejam em bom estado de conservação, o que dificilmente acontece nos dias atuais.
Tendo em vista essa problemática surgiu o interesse pelo Rio Sapato, um dos mais representativo e próximo à realidade dos estudantes, pois suas águas cortam os bairros principalmente de Ipitanga e Lauro de Freitas. Ao longo dos anos o Rio foi tornando-se poluído e com grande risco de extinção da fauna e flora que compõe esse ecossistema.
Para destrinchar melhor cada ponto deste estudo, as turmas foram dividas em subtemas
6° ANO
As águas do rio Sapato: Explorando a fundamental importância da água para vida, este subtema foca na relação entre a qualidade da água do Rio Sapato e sua biodiversidade aquática
- Classificaram como homogênea ou heterogênea a mistura de dois ou mais materiais;
- Foram em campo, em um trecho do Rio Sapato para analisar o PH, propriedades da água e etc;
- Analisaram distintas interações das sociedades com a natureza, com base na distribuição dos componentes físico-naturais, incluindo as transformações da biodiversidade e do mundo;
- Identificaram o consumo dos recursos hídricos e o uso das principais bacias hidrográficas no Brasil e no mundo
7° ANO
Ecossistemas do Rio Sapato – Equilíbrio e diversidade: Este subtema direciona a atenção para os ecossistemas presente no rio, analisando a interdependência entre diferentes espécies e o ambiente.
- Analisaram a fauna e a flora, todo o ecossistema do Rio Sapato;
- Pesquisaram os principais fatores de um ecossistema e as particularidades do Rio Sapato;
- Identificaram espécies de vegetais e animais presentes nos ecossistemas de beira de rio;
- Analisaram os impactos da poluição e dos despejos, através de fossas irregulares nos ecossistemas;
- Refletiram sobre os impactos de desenvolvimento urbano acelerado no Rio Sapato e em seus ecossistemas
8° ANO
Mudanças climáticas e seus efeitos no Rio Sapato: O subtema estuda a relação dos fenômenos climáticos globais e de que forma afetam o Rio Sapato
- Analisaram os efeitos das mudanças climáticas;
- Pensaram em soluções para diminuir os efeitos das mudanças climáticas no Rio Sapato;
- Fizeram um estudo fotográfico dos pontos do Rio Sapato;
- Fomentar cartilha de sensibilização sobre a poluição no rio
9° ANO
Políticas e intervenções ecológicas para o Rio Sapato: Os estudantes pensaram criticamente sobre as políticas ambientais e intervenções ecológicas que podem contribuir para a conservação do rio.
- Os estudantes apresentaram-se como agentes de transformação, compreendendo a relação entre eles e a sociedade e a inserção dos mesmos no ecossistema que fazem parte;
- Pensaram em soluções de políticas públicas reais de transformação para a perpetuação do Rio Sapato;
- Produziram documentários;
- Aplicativos com o intuito de servirem como central de denúncias
É educação ambiental para além da sala de aula!
As ODS servem como um guia para integrar práticas sustentáveis e a conscientização ambiental no currículo educacional. Desta forma os estudantes não apenas fixam o conhecimento, mas de fato tornam-se agentes de transformação e conseguem compreender o seu papel dentro da sociedade.
Este é o alinhamento do pensamento crítico, a capacidade de solucionar problemas e a consciência socioambiental no desenvolvimento pleno do indivíduo.
O projeto está intrinsecamente ligado aos pilares de Sustentabilidade e Política e Cidadania do Colégio Perfil. Enquanto escola nos preocupamos com o fomento do pensamento sustentável pois é fundamental para a garantia de um amanhã mais verde. Além da importância da formação de cidadãos críticos, autônomos e capazes de fazer a diferença em qualquer setor da sociedade.