Dentro de uma educação personalizada é fundamental potencializar as múltiplas inteligências presentes em cada um dos estudantes. A teoria das múltiplas inteligências é um conceito elaborado pelo psicólogo cognitivo educacional Howard Gardner, que trata justamente das milhares de possibilidades para entender um assunto e assimilar o conteúdo.
Gardner em seu livro, Multiple Intelligences: New Horizons, trouxe à luz alguns tipos de inteligências, como: Linguística, Espacial, Físico-Cinestésica, Intrapessoal, Interpessoal, Musical, Natural, Existencial e Lógico-Matemática.
O Pensamento Computacional (PC) infere bastante com a inteligência lógica – na qual o ser humano tem facilidade em lidar com raciocínios dedutivos e conceitos matemáticos. Na prática, o PC é uma abordagem utilizada para a resolução de problemas utilizando conceitos de ciência da computação. Para além disso, os estudantes desenvolvem habilidades como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, resolução de conflitos, entre outros. Saiba mais.
Diversificar as abordagens de conteúdo permite passear e explorar todas as múltiplas inteligências e personalizar cada vez mais o ensino, podendo assim promover um aprendizado mais inclusivo, inovador e que permite aos estudantes serem protagonistas do processo de aprendizagem.
Formar cidadãos globais, inteligentes, adaptáveis e preparados para o futuro, é um compromisso do Perfil.