O pensamento computacional é uma aplicação intencional dos nossos processos cognitivos, ou seja, pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas. Tais funções, que são capacidades de alto nível de nosso cérebro, incluem também a linguagem, a imaginação, a percepção e o planejamento.
Com a prática constante e intencional do PC, ocorre uma melhoria não apenas em nossas habilidades cognitivas, mas também uma mudança na maneira como abordamos e resolvemos desafios, chegando a um ponto em que ele se torna a própria estrutura de como pensamos. Proporcionando maior autonomia, uma postura mais ativa, reflexiva e crítica em nosso cotidiano.
Dividir o desafio em problemas menores para facilitar a compreensão. Dividi-lo em partes.
Reconhecer o que é mais importante na situação problema e deixar de lado o que não for essencial.
Identificar as repetições e similaridades dos problemas para auxiliar na resolução.
Propor uma ordem ou uma sequência de passos para resolver um determinado problema.
O Pensamento Computacional no Colégio Perfil tem como objetivo promover uma transformação no ambiente escolar, visando torná-lo mais diversificado, criativo, colaborativo e consciente. Através de um currículo embasado nos princípios da neurociência, pedagogia e ciência da computação, com o intuito de assegurar a equidade digital para todos os estudantes da educação básica.
A medida que avançamos para um futuro cada vez mais tecnológico e interconectado, esta habilidade emerge como a chave mestra que abre as portas para infinitas oportunidades e soluções inovadoras.
Nosso objetivo é proporcionar a todos os estudantes a chance de desenvolver habilidades essenciais para lidar com os desafios do presente e se preparar de forma adequada para os obstáculos que possam surgir no futuro.
Acreditamos que ao equipar os estudantes com ferramentas e conhecimentos relevantes são essenciais dentro de um ensino personalizado.
Nossa abordagem é aplicada de duas maneiras: sem o uso do aparato tecnológico avançado (desplugada) ou utilizando dispositivos tecnológicos (plugada). Ela consiste em quatro etapas interligadas que garantem uma aprendizagem abrangente e significativa, fundamentada nos achados da neurociência e da aprendizagem . O propósito é desenvolver cidadãos conscientes, participativos, engajados e com senso crítico.
Apresentamos às nossas crianças o objeto de aprendizagem (conceito) a ser trabalhado.
Início da construção das habilidades e competências.
Uma retomada ao objeto de aprendizagem trabalhado para consolidar a aprendizagem.
Uma atividade que conecta o conteúdo atual com o próximo objetivo de aprendizagem a ser trabalhado.
Adotamos uma abordagem única para avaliar o progresso dos nossos estudantes, o “Caderno do Cientista: Trilha do Conhecimento”. Este não é um simples caderno, é um tesouro do saber onde os estudantes mergulham em suas descobertas, reflexões e desafios durante as aulas.
Um mapa personalizado do conhecimento, cada página é uma jornada emocionante, permitindo que cada criança possa rastrear seu próprio crescimento e aprofundar sua compreensão dos temas abordados.
Este instrumento não só permite entender o desenvolvimento individual de cada criança, mas também possibilita identificar áreas de oportunidade para orientá-los em direção à excelência acadêmica e pessoal.
Preencha o formulário que entraremos em contato com você ou clique aqui para agendar diretamente.
*O preenchimento deste formulário não implica em reserva de vaga.
R. Praia de Ondina, 56 – Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – BA, 42708-760, Brasil
atendimento@grupoperfiledu.com.br
+55 71 3289-8080