O Que É STEAM e Por Que Está Revolucionando a Educação?
Dentro de um ensino personalizado, inovador e multidisciplinar, é fundamental adotar metodologias diferenciadas para proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa e duradoura. A abordagem STEAM — acrônimo para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática — tem se consolidado como uma das mais promissoras para preparar estudantes para os desafios do século XXI.
STEAM no Colégio Perfil: Um Espetáculo de Criatividade e Inovação
Os estudantes do 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental Anos Finais do Colégio Perfil vivenciaram um verdadeiro festival de tecnologia, arte e criatividade durante o Circuito STEAM 2023. A mostra foi um espaço de exposição de projetos desenvolvidos ao longo do ano, integrando conhecimentos das disciplinas de Pensamento Computacional e Cultura Maker.
Pensamento Computacional e STEAM: Caminhos Integrados
A coordenadora de Eletivas e professora de Pensamento Computacional, Renata Barreto, destaca a importância da aplicação intencional dos processos cognitivos no STEAM:
“O pensamento computacional envolve pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas, utilizando também linguagem, imaginação, percepção e planejamento.”
Essa abordagem interdisciplinar estimula o desenvolvimento da criatividade ao proporcionar aos estudantes ferramentas para criar, testar e aprimorar suas ideias.
Cultura Maker como Pilar do STEAM
Para Victor Amorim, educador de Cultura Maker do Colégio Perfil, o diferencial do STEAM está no equilíbrio entre o rigor técnico e a sensibilidade criativa:
“Os estudantes são desafiados a investigar situações, testar soluções e integrar múltiplas tecnologias aos seus projetos. Tudo isso com o toque artístico e a estética que só a criatividade pode oferecer.”
Projetos STEAM em Ação
6º Ano: Games e Joysticks
A turma desenvolveu jogos digitais e analógicos, joysticks personalizados e narrativas interativas. Os estudantes participaram de todas as etapas de criação: do storytelling à programação e design gráfico. Veja como a gamificação transforma o aprendizado.
7º Ano: Brinquedos Autômatos e Corrida de Obstáculos
Os estudantes criaram brinquedos com mecanismos autônomos e participaram de uma corrida de obstáculos com carrinhos de controle remoto, projetados por eles mesmos.
8º Ano: Hologramas e Startups
No Smart Space, sala tecnológica e imersiva do Colégio Perfil, os estudantes exibiram hologramas interativos e apresentaram produtos e serviços com impacto social no novo Teatro. Um dos projetos abordou violência contra a mulher, criando um app para denúncias seguras.
Criatividade que Transforma Realidades
Mais do que uma exposição de projetos, o Circuito STEAM foi uma jornada de descobertas e construção de soluções criativas. A estudante Cecília Peixoto destacou:
“Foi difícil, mas muito divertido. Trabalhamos em equipe e criamos algo incrível.”
Interação Família-Escola com o STEAM
Durante o evento, os visitantes puderam experimentar os jogos produzidos pelos estudantes. Júlia Caires, do 6º Ano, comentou:
“A história do nosso jogo é sobre uma menina que se perde no bosque e enfrenta desafios para reencontrar a mãe. É inspirado no Mario.”
Pais e responsáveis jogaram junto com os estudantes, aprendendo sobre programação, lógica e design. Um exemplo vivo de como o STEAM conecta gerações por meio da criatividade.
STEAM e Responsabilidade Social
O Circuito também reforça que o uso da tecnologia deve ser ético, acessível e transformador. Segundo a Fundação Lemann, o uso intencional da tecnologia melhora o engajamento e o desempenho escolar quando atrelado a propósitos claros.
STEAM: Educação do Futuro em Ação
O Colégio Perfil mostra que prepara estudantes para um mundo em constante transformação. Segundo a UNESCO:
“Educação de qualidade é aquela que forma cidadãos capazes de transformar sua realidade com conhecimento e criatividade.”
Para os educadores do Colégio Perfil, investir na abordagem STEAM é apostar no desenvolvimento integral dos estudantes, promovendo competências essenciais como pensamento crítico, resolução de problemas e trabalho colaborativo. A escola acredita que, por meio da integração entre ciência, arte e tecnologia, é possível formar indivíduos preparados para os desafios de um mundo dinâmico e em constante transformação. Além disso, a aplicação prática dos conhecimentos, somada ao estímulo da curiosidade e da criatividade, gera maior engajamento e protagonismo dos estudantes no processo de aprendizagem. O STEAM, portanto, não é apenas uma metodologia, mas uma filosofia educacional que inspira inovação e propósito.