Pensamento computacional: Transformando a Educação através da inovação

O pensamento computacional no Colégio Perfil é aplicado a partir do Ensino Fundamental Anos Iniciais de forma lúdica, criativa e com o intuito de formar indivíduos únicos e preparados para qualquer desafio

O que é pensamento computacional?

O pensamento computacional é uma aplicação intencional dos nossos processos cognitivos, ou seja, pensar, conhecer, lembrar, julgar e resolver problemas. Tais funções, que são capacidades de alto nível de nosso cérebro, incluem também a linguagem, a imaginação, a percepção e o planejamento.

Com a prática constante e intencional do PC, ocorre uma melhoria não apenas em nossas habilidades cognitivas, mas também uma mudança na maneira como abordamos e resolvemos desafios, chegando a um ponto em que ele se torna a própria estrutura de como pensamos. Proporcionando maior autonomia, uma postura mais ativa, reflexiva e crítica em nosso cotidiano.

Criança sorridente com o seu projeto 3d tanto no caderno quanto no chrome book em aula de pensamento computacional da escola mais perfil

4 PILARES DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL:

Habilidades-chave para a resolução de problemas e compreensão do mundo digital

Decomposição

Dividir o desafio em problemas menores para facilitar a compreensão. Dividi-lo em partes.

Abstração

Reconhecer o que é mais importante na situação problema e deixar de lado o que não for essencial.

Reconhecimento
de padrão

Identificar as repetições e similaridades dos problemas para auxiliar na resolução.

Algoritmo

Propor uma ordem ou uma sequência de passos para resolver um determinado problema.

COMO FUNCIONA O PENSAMENTO COMPUTACIONAL?

O intuito é potencializar as habilidades de cada criança através do pensamento computacional

O Pensamento Computacional no Colégio Perfil tem como objetivo promover uma transformação no ambiente escolar, visando torná-lo mais diversificado, criativo, colaborativo e consciente. Através de um currículo embasado nos princípios da neurociência, pedagogia e ciência da computação, com o intuito de assegurar a equidade digital para todos os estudantes da educação básica.

A medida que avançamos para um futuro cada vez mais tecnológico e interconectado, esta habilidade emerge como a chave mestra que abre as portas para infinitas oportunidades e soluções inovadoras.

Nosso objetivo é proporcionar a todos os estudantes a chance de desenvolver habilidades essenciais para lidar com os desafios do presente e se preparar de forma adequada para os obstáculos que possam surgir no futuro.

Acreditamos que ao equipar os estudantes com ferramentas e conhecimentos relevantes são essenciais dentro de um ensino personalizado.

Nossa abordagem é aplicada de duas maneiras: sem o uso do aparato tecnológico avançado (desplugada) ou utilizando dispositivos tecnológicos (plugada). Ela consiste em quatro etapas interligadas que garantem uma aprendizagem abrangente e significativa, fundamentada nos achados da neurociência e da aprendizagem . O propósito é desenvolver cidadãos conscientes,  participativos, engajados e com senso crítico.

 

As quatro etapas de aprendizagem:

Introdução ao Contexto

Apresentamos às nossas crianças o objeto de aprendizagem (conceito) a ser trabalhado.

Construção de Habilidades

Início da construção das habilidades e competências.

Reconstrução do Conceito

Uma retomada ao objeto de aprendizagem trabalhado para consolidar a aprendizagem.

Projeto Vínculo-ambiente

Uma atividade que conecta o conteúdo atual com o próximo objetivo de aprendizagem  a ser trabalhado.

Adotamos uma abordagem única para avaliar o progresso dos nossos estudantes, o “Caderno do Cientista: Trilha do Conhecimento”. Este não é um simples caderno, é um tesouro do saber onde os estudantes mergulham em suas descobertas, reflexões e desafios durante as aulas.

Um mapa personalizado do conhecimento, cada página é uma jornada emocionante, permitindo que cada criança possa rastrear seu próprio crescimento e aprofundar sua compreensão dos temas abordados.

Este instrumento não só permite  entender o desenvolvimento individual de cada criança, mas também possibilita identificar áreas de oportunidade para orientá-los em direção à excelência acadêmica e pessoal.

Viva uma experiência extraordinária

Preencha o formulário que entraremos em contato com você ou clique aqui para agendar diretamente.

Segmento (selecione uma ou mais opções):

*O preenchimento deste formulário não implica em reserva de vaga.

R. Praia de Ondina, 56 – Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – BA, 42708-760, Brasil

atendimento@grupoperfiledu.com.br

Telefone:

+55 71 3289-8080