Um universo de novas possibilidades

Estimular o protagonismo dos nossos estudantes, no Colégio Perfil,  já é um conceito bastante presente nos nossos debates atuais sobre educação, principalmente com as práticas de personalização e metodologias ativas na aprendizagem.

O nosso Novo Ensino Médio, propõe flexibilizar o ensino e diferenciar os conteúdos oferecidos permitindo que os jovens tenham maior liberdade para escolher caminhos, sendo protagonistas de suas histórias.

Isso faz uma grande diferença na evolução pessoal de cada um, abrindo portas e incentivando o desenvolvimento de habilidades relacionadas com seus objetivos para o futuro.

Conheça, abaixo, nossas eletivas, que compõem as trilhas temáticas e são atravessadas pelo projeto de vida, para auxiliar em uma escolha mais assertiva e significativa. Será uma viagem extraordinária !

 

Tutor: Bruno Picanço

Horário: Quinta-feira 13h20 às 15h20

Você se considera uma pessoa criativa? Você pode não saber, mas usa a criatividade todos os dias! Escolhendo sua roupa, escrevendo o perfil de sua rede social ou solucionando problemas do seu cotidiano e do mundo. Criatividade pode ser utilizada para absolutamente qualquer coisa. Nesta eletiva, vamos olhar para a nossa criatividade e potencializar a inovação criando protótipos com abordagens e processos criativos como o Design Thinking.

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 30

 

Tutor: Rogerio Elgibô, formado em Letras Vernáculas e Artes Cênicas, atua como professor de Língua Portuguesa, Literaturas e Teatro. Escritor, Poeta e Articulador de Tecnologias Pedagógicas no grupo Atinçá – Travessias Pedagógicas.

Horário: Sexta-feira 13h40 às 15h20

É possível transformar realidades gerando impacto positivo, mas sem levar em conta os aspectos identitários da sociedade? Identidade é um conjunto de características particulares que identificam uma pessoa ou um grupo, já a identidade cultural, são as tradições, a cultura, a religião, a música, a culinária, o modo de vestir, de falar, e todas as práticas que representam os hábitos de um grupo humano. Como podemos viver plenamente na sociedade baiana, sendo agentes de transformação e empreendedores sociais bem sucedidos, sem ter clareza do processo histórico, social, econômico e cultural de construção da nossa identidade? De fato não é possível, mas esta eletiva busca nos aproximar da realidade identitária dos baianos, ajudando os estudantes a compreender, onde, como e porque podem ser transformadores da nossa sociedade.  

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 30

 

Tutor: Fábio Santana

Horário: Terça-feira 13h40 às 15h20

“Um jornal dos estudantes para os estudantes ”, essa foi a proposta que guiou a criação da Folha Perfil, um jornal digital feito por jovens para jovens. Reconhecendo o trabalho da Folha Perfil, buscamos continuar e ampliar o projeto, sendo criado o Clube Comunicação, para planejar, executar e refletir sobre o processo de comunicação com curadoria de informações, análises de fake news e educação midiática, tudo isso a partir de diferentes funções, como designer, criador de conteúdo, redator, gestor de mídias sociais, fotografo e outras “cargos” necessários para o clube.   

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 20

 

 

Tutor: Fábio Santana

Horário: Quinta 13h40 às 15h20

Já pensou em sair do Ensino Médio com sua própria Start Up? Uma boa ideia precisa ser nutrida de acordo com a necessidade da sua proposta de valor. Nesta eletiva, vamos instrumentalizar os potenciais empreendedores a entregar o valor de sua ideia aos seus usuários, através de criação de canvas de modelo de negócios, inteligência financeira, gestão de pessoas e projetos e participando de rodadas de investimentos.  

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 25

 

Tutor: Fábio Santana 

Horário: Quarta-feira 17h às 18h40

Se você tem uma mente criativa mas está em dúvida de quais carreiras pode seguir, esta eletiva é para você! Em Profissões Criativas, faremos mini jornadas através das profissões criativas emergentes no mercado de trabalho. Aqui você vai poder viver um pouco das diversas possibilidades que se abrem para quem usa a criatividade como ferramenta de solução de problemas a expressão artística. Alguns dos tópicos que serão cobertos e desafios que serão sugeridos ao longo do programa incluem: A Indústria Criativa e suas Carreiras, Transmídia e Storytelling, Modelagem 3D, Stop Motion, Negócios do Esporte, Negócios do Entretenimento, Música e Gravação, Prototipagem e Design de Jogos de Tabuleiro. Esse programa é uma parceria com a Full Sail University e ao término do curso, você receberá um certificado de participação internacional.

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 40

Tutor: Luis Silva, licenciado em Física e mestrando em Ensino de Física é professor de Física. Horário: Sexta 13h40 ás 15h20 Qual a língua que será mais utilizada no século 21? Com esta eletiva, desejamos que você e seus(suas) colegas possam perceber como o pensamento lógico e os algoritmos são fundamentais para a resolução de problemas cotidianos. A proposta é que os estudantes sejam instigados(as) a refletir sobre os benefícios em desenvolver essa nova lógica de comunicação com máquinas que permite a expansão da capacidade humana e aprimoramento da qualidade de vida de todos. Número de Estudantes: mín. 8 – max. 25

 

Tutor: Thayná Morais, médica atuando em serviços de urgência e emergência, atendimento pré hospitalar e home care.

Horário: Segunda-feira 13h40 às 15h20

Vivemos numa interdependência, coexistir em sociedade determina comportamento responsável e  percepção coletiva. Na eletiva de saúde e tecnologia vamos focar na área de saúde para analisar ações sociais, econômicas e regionais. Vamos entender tecnologia social para construir estratégias, saberes e práticas interdisciplinares e promover atividades em busca da saúde coletiva baseada numa visão humanizada de acolher,  trabalhar de modo ativo e eficiente e tratar na prática causas de interesse para todos.

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 30

 

Tutor: Claudio Diamantino e Pedro Lobão

Horário: Quarta-feira 13h40 às 15h20

Qual o melhor caminho para que o meu dinheiro trabalhe por mim? Acreditamos que, por meio da educação financeira, podemos tornar pessoas conscientes dos seus direitos e deveres e das consequências advindas de suas escolhas financeiras.  Discutiremos caminhos para construção da inteligência financeira na infância e adolescência, contribuindo para que as crianças tornem-se adultos bem resolvidos financeiramente, com uma relação saudável, responsável e equilibrada com o dinheiro.

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 35

 

Tutor: Isis Marques Carreiro, formada em engenharia civil e atua como gestora de projetos e empreendedorismo.

Horário: Quarta-feira 15h20 às 17h

Como modificar o espaço sem prejudicar nosso mundo? Qual a relação entre hábitos domésticos, construções e sustentabilidade? Estes são questionamentos que buscamos responder através dos debates, imersões, experimentos e práticas arquitetônicas mão na massa que teremos ao longo dessa eletiva, que abordará formas de construir e habitar com materiais naturais e pautados nos princípios da sustentabilidade e economia circular.

Número de Estudantes: mín. 8 – max. 30

R. Praia de Ondina, 56 – Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas – BA, 42708-760, Brasil

atendimento@grupoperfiledu.com.br

Telefone:

+55 71 3289-8080